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IBGEeduca: imprescindível para o Ensino de Geografia

13/06/2018

Enquanto professor de Geografia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), localizado no município de São Gonçalo do Amarante/RN, realizei uma experiência positiva e muito proveitosa com alunos do Ensino Médio.

A experiência envolveu em sua metodologia a utilização do sítio IBGEeduca. Esta plataforma que possui informações para diferentes níveis de ensino, engrandece as aulas, tanto pela sistematização dos temas, como pela disponibilidade de diferentes mapas e informações geográficas e estatísticas de nossa realidade espacial, destacando-se para esta experiência, as informações sobre o tema da urbanização.

Foi assim: definido o tema de trabalho, que foi urbanização, foi planejada a aula e nessa construção surge a ideia de utilizar mapas que poderiam apresentar informações sobre urbanização. Foi então que, numa busca de dados, me veio à mente as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fui feliz em encontrar várias informações sobre o tema da urbanização. Mais feliz ainda foi encontrar mapas temáticos deste tema, direcionados para alunos! Isso foi, como se diz no nordeste: juntar tomé com bebé! O site (IBGE Kids®) “Caiu como uma luva” para alavancar o ensino e o aprendizado do tema.

Após duas aulas em que foram dialogados com os alunos os diferentes aspectos da urbanização, sua forte relação com a industrialização, seus problemas socioambientais e os conceitos e noções, foi agendada a sala de informática e iniciada, dois dias depois, a aula com acesso a este site.

Um ponto de destaque para trabalhar este tema foi realizar uma averiguação no processo de urbanização das cidades, partindo das localidades próximas do município em que se situa a escola, seguindo para escalas maiores (estado, regiões, países e continentes), isto sendo apenas uma forma e exemplo que segui e apliquei com os alunos.

Outro ponto essencial para desenvolver este conteúdo foi apreender formas de pensamento que permitem uma visão conectada entre este tema e os demais, já trabalhados, somando-se à saberes de outras disciplinas. Para isso, apresentei aos alunos um pouco do pensamento complexo que tem como autor fundamental o pensador Edgar Morin. Sua estratégia é criar conexões pertinentes entre diferentes aspectos do conteúdo foco, no caso, urbanização, e outros conhecimentos, agregando saberes científicos e tradicionais. Por exemplo: associar a urbanização com a cultura, demonstrando as transformações nos costumes, ou como foi evidenciada a relação da urbanização e os problemas ambientais provocados. O pensamento complexo tem como objetivo primordial apresentar vários pontos de vista sobre o assunto e realizar uma junção de saberes, sendo então, transdisciplinar.

Foi esse o processo que realizei e o objetivo da aula, que creio ter atingido com esta prática, foram trabalhar informações do IBGE, imprescindíveis para que os alunos se apoderassem de saberes, e poderem conectar a diversos outros assuntos, construindo assim um conhecimento pertinente. É extremamente importante para professores, alunos e comunidade ter acesso a informações disponibilizadas por órgãos como o IBGE que se destaca por esta dedicação em transformar informações científicas em pedagógicas, acessível à diferentes níveis de ensino. Isso contribui para o ensino e, consequentemente, para a aprendizagem, colaborando assim com a educação do país.