A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é uma pesquisa que o IBGE faz todo ano, com um certo número de domicílios, para descobrir várias características dos brasileiros e de suas moradias.
A pesquisa feita em 2022 mostrou que existem aproximadamente 74 milhões de domicílios no Brasil. Há muito mais casas do que apartamentos. Desse total, 85% dos domicílios eram casas.
A maioria dos domicílios conta com os serviços de saneamento básico e energia elétrica.
Quer saber quantos domicílios têm acesso a esses serviços? Vamos lá!
Quer saber quantos domicílios têm acesso a esses serviços? Vamos lá!
Rede Geral de distribuição de água- 88 % dos domicílios estão ligados à Rede Geral de distribuição de água. Porém, ainda existe um grande número de moradias que não conta com esse serviço fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas.
Rede Geral de esgotamento sanitário ou fossa ligada à rede- 69,5% dos domicílios do Brasil podem contar com esse serviço. Mas, ainda existem muitas pessoas sem esse acesso. A ausência desse serviço pode trazer perigo para as pessoas porque elas ficam expostas a muitas doenças, devido ao esgoto a céu aberto.
Energia elétrica - 99,8% das moradias do País possuem energia elétrica (seja fornecida pela rede geral, seja por fonte alternativa).
Lixo coletado diretamente por serviço de limpeza- 86% dos domicílios do País podem contar com coleta de lixo.
O IBGE também investiga a existência de alguns bens nos domicílios. Ou seja, quantas moradias possuem geladeira, máquina de lavar roupas, motocicleta e automóvel. Vamos conhecer essas informações?
98,4% dos domicílios possuíam geladeira.
70,2% dos domicílios possuíam máquina de lavar roupas.
25 % dos domicílios possuíam motocicleta.
49,8% dos domicílios possuíam automóvel.