Atualidades

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é uma pesquisa que o IBGE faz todo ano, com um certo número de domicílios, para descobrir várias características dos brasileiros e de suas moradias.

No Brasil existem 71 milhões de domicílios. Desse total, 86% eram casas e 14% apartamentos. Desses domicílios, em 2018,  73% eram próprios, os alugados 18% e os cedidos 9%.

 

Essas são a Nicole, a Alícia e a Nina. Nas residências delas têm todos os serviços de saneamento básico e energia elétrica.

Quer saber quantos domicílios têm acesso a esses serviços? Vamos lá!

Rede Geral de distribuição de água- 86% dos domicílios estão ligados à Rede Geral de distribuição de água. Porém, ainda existe um grande número de moradias que não conta com esse serviço fundamental para a saúde e bem-estar das pessoas.

Rede Geral de esgotamento sanitário ou fossa ligada à rede- 66% dos domicílios do Brasil podem contar com esse serviço. Mas, ainda existem muitas pessoas sem esse acesso. A ausência desse serviço pode trazer perigo para as pessoas porque elas ficam expostas a muitas doenças, devido ao esgoto a céu aberto.

Energia elétrica - 99,7% das moradias do País possuem energia elétrica (seja fornecida pela rede geral, seja por fonte alternativa).

Lixo coletado diretamente por serviço de limpeza- 83% dos domicílios do País podem contar com coleta de lixo.

O IBGE também investiga a existência de alguns bens nos domicílios. Ou seja, quantas moradias possuem geladeira, máquina de lavar roupas, motocicleta e automóvel. Vamos conhecer essas informações?

98% dos domicílios possuíam geladeira.

65% dos domicílios possuíam máquina de lavar roupas.

22% dos domicílios possuíam motocicleta.

49% dos domicílios possuíam automóvel.

Paulinho e Matheus já desenharam suas famílias. Envie você também um desenho da sua casa e da sua família para o nosso mural!