Atualidades

O Censo Demográfico, que acontece no Brasil de 10 em 10 anos, é realizado pelo IBGE para melhor conhecer a população e saber quantos somos, como somos e onde vivemos, sendo de extrema importância para o Brasil. Excepcionalmente no ano de 2020, a pesquisa não pôde ser realizada devido à pandemia da Covid 19. Mas o IBGE já está se preparando para realizá-la em 2022.

A operação que envolve o Censo é muito grande, pois os recenseadores têm que coletar informações de todos os domicílios de todos os municípios brasileiros. E, para testar todas as etapas do Censo, no período que antecede a pesquisa é feito o Censo Experimental.

O Censo Experimental, que acontece desde 1969, é um teste prático para o Censo Demográfico seguinte. É no Censo Experimental que o IBGE pode observar os acertos e as falhas que podem acontecer na operação. E isso é muito importante, pois é com base nessa pesquisa que o IBGE faz os ajustes para melhorar o próximo Censo.

No ano de 2019, o Censo Experimental foi em Poços de Caldas, Minas Gerais, e em algumas áreas específicas de outros municípios.

Por isso, o IBGEeduca preparou um material para os professores e os estudantes de Poços de Caldas. Todo este conteúdo está disponibilizado aqui no site. Então fique ligado para não perder nada.

Clique no link para saber mais sobre o Censo 2022

Você sabe o que é um Recenseador?

O(a) recenseador(a) é o(a) profissional que coleta informações de todos os domicílios e estabelecimentos do País para, assim, preencher o questionário do Censo com os dados coletados. Ele(a) tem um papel fundamental na pesquisa e passa por um treinamento onde aprende a coletar e armazenar dados e a como se apresentar para a população. Talvez você conheça alguém que trabalhe ou tenha trabalhado como recenseador(a).

Devemos sempre atender bem os recenseadores, pois eles trabalham para o conhecimento do Brasil!