Como você vai para a escola? A pé, de bicicleta, de ônibus? E, na sua família, como as pessoas vão para o trabalho? São muitas as formas das pessoas irem estudar ou trabalhar. O IBGE pesquisou essa e outras informações sobre o deslocamento da população do Brasil para estudo e trabalho, no Censo 2022: um retrato completo e atualizado sobre nossa sociedade.

Deslocamento para estudo
A maior parte das pessoas estuda no mesmo município em que vive. No Censo, foram registrados 53,6 milhões de estudantes. 92,7% deles estudam no mesmo município em que vivem. Isto é, cerca de 93 estudantes a cada 100 estão nesse grupo. Já aproximadamente 4 milhões de estudantes (cerca de 7 a cada 100) se deslocam para fora do município onde moram para estudar.
É possível também comparar por grupos de idade. Entre os mais jovens (até 17 anos), mais de 95% estudam no mesmo município em que vivem. Contudo, na faixa etária de 18 a 64 anos, cerca de 20% dos estudantes precisam se deslocar para fora do município.
Deslocamento para trabalho
O Censo traz muitas outras informações, abordando também o deslocamento para o trabalho. 
A maior parte da população ocupada no Brasil (88%) trabalha no mesmo município em que vive. No entanto, uma quantidade significativa (9,3 milhões de pessoas) se desloca para trabalhar em outro município.
Os resultados do Censo mostraram que a maior parte dos trabalhadores (aproximadamente 40 milhões de pessoas) gasta entre seis minutos e meia hora para ir de casa ao trabalho. Mas perto de 1,3 milhão de pessoas levam mais de duas horas para chegar ao local de trabalho.
Os resultados do Censo também trazem informações sobre meios de transporte utilizados:

- O Automóvel é o meio de transporte mais utilizado (32,3% ou 22,6 milhões de pessoas).
- O Ônibus é o segundo mais usado (21,4% ou 14,9 milhões de pessoas).
- Já os transportes de alta capacidade, como o trem ou o metrô, representaram apenas 1,6% de uso principal no panorama nacional e se concentram principalmente no Sudeste.

Saiba mais 
Censo 2022: Como a população se desloca para estudar e trabalhar? (clique e confira mais informações no texto do IBGEeduca Jovens)