Nosso Povo

Vamos conhecer um pouco das informações sobre a Educação em nosso país?

Com relação à alfabetização, 93% das pessoas, com 15 anos ou mais de idade, sabem ler e escrever, ou seja, são alfabetizadas, e 7% não são alfabetizadas.

Com relação ao grau de escolaridade, entre as pessoas com 25 anos ou mais de idade, 40% não tem instrução ou tem o Ensino Fundamental incompleto, 13% tem o Ensino Fundamental completo ou o Ensino Médio Incompleto, 31% o Ensino Médio completo ou o Ensino Superior incompleto e 16% dessas pessoas completaram o Ensino Superior.

Para entender esses dados de outra forma, vamos imaginar que no Brasil vivessem 100 pessoas. Veja como seriam os resultados no gráfico abaixo.

 Quando falamos somente sobre a Educação das crianças temos as seguintes informações.

Entre as crianças de 0 a 3 anos de idade, 34,2% frequentam a creche. Já quando observamos as crianças de 4 e 5 anos de idade, 92,4% estão na pré-escola.

É importante que você saiba que, no Brasil, a Educação Básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. O objetivo é tornar a educação básica universal.

Já entre as crianças de 6 a 14 anos de idade, 99,3% delas frequentam a escola.

E você? Sabe com quantos anos entrou na escola?

A Educação é um direito importante ao qual todas as pessoas devem ter acesso. A cidadania, o bem-estar, a diminuição da pobreza e da violência estão ligados diretamente à Educação.

(Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018) 

 

 Saiba mais 


IBGEeduca Jovens Educação (clique e confira mais informações no texto do IBGEeduca Jovens)