Captar imagens aéreas; monitorar e inspecionar áreas; observar o tráfego de um lugar e realizar mapeamentos são algumas das funções dos veículos aéreos popularmente conhecidos como drones. E o IBGE também faz uso desse tipo de aparelho para mapear localidades, você sabia?

Em fevereiro de 2025, técnicos da área de Geociências do instituto utilizaram um drone para mapear quatro áreas entre os estados de Minas Gerais e Bahia. O trabalho é pioneiro na casa e permitiu medições precisas a fim de esclarecer dúvidas sobre as divisas entre os dois estados.

Para realizar o levantamento dos 9,3 km² mapeados, foram necessárias cerca de 3h45min de voo que renderam quase 6 mil fotos tiradas. 

Atualmente, o IBGE possui três drones para mapeamento, localizados nas Superintendências Estaduais no Ceará e na Bahia e na Diretoria de Geociências, no Rio de Janeiro.

Saiba mais em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/42759-ibge-realiza-mapeamento-inedito-de-limites-estaduais-com-ajuda-de-drone