Conheça o Brasil - População

População rural e urbana

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.

A Grande Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.

Porcentagem da população brasileira que vive em área urbana, por Região (2015): Brasil 85%; Sudeste 93%; Centro-Oeste 90%; Sul 86%; Norte 75%; Nordeste 73%

Nas décadas de 1970 e 1980 o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje, o deslocamento do campo para a cidade continua, porém, em percentuais menores.

O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Manaus, entre outros.

 

Quer saber mais?

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Arranjos Populacionais

Canal do IBGE no YouTube IBGE Explica • Cidades Sustentáveis

Portal do IBGE Geografia - Regiões rurais

Portal do IBGE Geografia urbana - Arranjos populacionais

Agência IBGE de Notícias Brasil ainda não tem cidades sustentáveis

Agência IBGE de Notícias Segurança da mulher é termômetro da cidade sustentável

Agência IBGE de Notícias IBGE descreve processo de urbanização brasileira