Início do conteúdo

Matérias especiais

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, celebra-se o dia internacional da mulher. A data, além de homenagear a figura feminina, reforça a luta das mulheres por igualdade de direitos. O IBGE, com o objetivo de reforçar a importância do papel da mulher na sociedade e corroborar esta condição de igualdade, produz indicadores sociais e estatísticos como, por exemplo, o estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”. O estudo, que é fruto da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua de 2018, aponta, dentre outras informações, que as mulheres possuem maior nível de escolaridade, mas são os homens que ocupam a maioria dos cargos de chefia. Além disso, a desigualdade também pesa no bolso. Pois as mulheres recebem, em média, até 20,5% menos que os homens.

Embora o curso dos acontecimentos indiquem uma diminuição desta desigualdade, ainda é muito perceptível a diferença do tratamento direcionado aos homens e às mulheres, sobretudo no mercado de trabalho. 

 

Quer saber mais?

Para mais informações sobre as estatísticas de gênero, deixaremos um link do informativo completo em pdf e o podcast Minuto IBGE, produzido pela agência de notícias do IBGE:

Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil (PDF completo)

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf

Minuto IBGE: 

 Créditos: Agência de Notícias / Minuto IBGE: O que precisa ser mudado na sociedade atual para que a igualdade de gênero seja alcançada? | Jornalista: Mônica Marli