Atividades
Iniciação à alfabetização cartográfica
objetivos
- iniciar o aprendizado do alfabeto e da linguagem cartográfica;
- representar o espaço em forma de desenho e
- reconhecer, em seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização.
conteúdos
- Alfabeto cartográfico;
- Localização espacial;
- Caracterização da paisagem local;
- Relação com o lugar em que vive.
recursos
- Papel ofício, papel madeira (pardo), hidrocor, lápis de cor, jornais, revistas, cola e tesoura.
1ª etapa:
- Converse com os alunos sobre as coisas que podem ser vistas nas proximidades da escola. Pergunte quem gostaria de contar para a turma como é o caminho de casa até a escola.
Peça que eles, no caminho de casa para a escola, observem e registrem:
- O que eles veem?
- Como são as ruas e caminhos?
- Existem muita casas? E lojas/comércio?
- Há campos e vegetação?
- Existem igrejas, escolas e obras?
2ª etapa:
-
Peça para que os alunos desenhem o caminho de casa até a escola com o máximo de referências que conseguirem: lojas, casas, escolas, vegetação.
3ª etapa:
-
Convide os alunos a exporem seus desenhos para a turma e conversarem sobre as semelhanças e diferenças entre o trajeto percorrido por cada um.