Produzindo Revistas Geográficas sobre as Grandes Regiões Brasileiras

26/12/2017

No último trimestre do ano passado montamos, com os estudantes dos sétimos anos, uma revista geográfica das regiões do IBGE. Para isso, primeiramente foram trabalhados os tipos de regionalização do Brasil e as cinco regiões do IBGE, contextualizando cada região e utilizando mapas e dados disponibilizados pelo site.

Posteriormente, as salas foram divididas em cinco grupos, um para cada região, e foi proposto o desenvolvimento de uma revista geográfica de cada região constando um editorial de cada grupo, mapa de localização, dados gerais dos estados da região, uma matéria atual sobre algum tema geográfico, curiosidades e, por fim, uma receita típica da região. Cada grupo ficou responsável por reproduzir essa receita no dia de entrega das revistas, no que chamamos de “Coquetel de Lançamento” das revistas.

Como cada grupo ficou responsável pela pesquisa de uma região, isso contribuiu para que os estudantes tivessem um maior contato com aqueles estados e ajudou em outras atividades sobre os temas. Além disso, eles se sentiram valorizados pelo desenvolvimento da revista e do seu lançamento junto com os colegas. Subsequentemente, essas revistas foram usadas como material de apoio da turma para o estudo das regiões do IBGE.