Uma experiência com dados sobre indígenas no Brasil

09/05/2017

Sempre uso o site do atlas IBGE nas aulas.

Sou professor de Geografia do ensino fundamental I e II, trabalho com tecnologia em sala de aula e o site me oferece recursos incríveis para trabalhar cartografia e estudos de dados populacionais, demográficos, sociais entre outros.

Recentemente, em uma aula para alunos do 4º ano, utilizei o site para levantamento de dados indígenas na página do IBGE (https://indigenas.ibge.gov.br/), os alunos ficaram surpresos e entusiasmados com a quantidade de informações contidas no site e a aula foi muito produtiva. Após isso fizeram uma resenha crítica sobre a situação dos índios no Brasil. 

   

Recentemente também em outra aula, fizemos atividades utilizando o mapa múndi, com o intuito de localizar o Brasil no mundo, os continentes e os principais oceanos, mais uma vez o site do Atlas IBGE foi imprescindível e trouxe uma gama de informações e mapas que deixaram os alunos curiosos e entusiasmados.

Após essa atividade em aula, fomos ao pátio e pintamos o mapa múndi com giz e os resultados foram excelentes conforme as fotos que segue anexo.

Agradeço o IBGE por essa ferramenta indispensável em minhas aulas.