Uso de informações do IBGE e aplicativos web na elaboração de infográficos

03/07/2015

Olá pessoal meu nome é Bruno Leardine, sou professor de Geografia no Colégio Santanna de Vinhedo, no interior do estado de São Paulo.

Sempre faço uso do site do IBGE, em especial gosto muito de utilizar o canal IBGE TEEN, que apresenta temas sempre interessantes e um layout atrativo aos estudantes.

Recentemente realizamos um trabalho sobre urbanização e industrialização do Brasil, tema que envolve muitos dados históricos e contemporâneos.

Gosto de tentar entender os arranjos sócio econômicos do Brasil atual com o grupo do 7º ano a partir das análises dos dados do IBGE e da comparação destes dados.

É neste momento que os canais MÃO NA RODA [atualmente, Conheça o Brasil] e ESPECIAIS ganham força total.

Gostaria também de compartilhar com todos vocês o passo a passo das atividades realizadas e os aplicativos que nos ajudaram a dar ainda mais força aos dados do IBGE.

Ordem dos acontecimentos:

  1. Exercício sobre o que imaginam das raízes culturais da nação brasileira (objetivo: Captar o imaginário coletivo da sala).
  2. Coleta de dados científicos no canal ESPECIAIS do IBGE TEEN, com perguntas advindas do imaginário coletivo captado na atividade anterior (objetivo: iniciar a construção de um discurso científico).
  3. Avaliação daquilo que escreveu com os dados coletados e mais 3 textos diferentes escritos pelas (os) colegas. (Comparar os discursos científicos e perceber diferentes fontes bibliográficas e layouts de textos, além de valorizar a escrita dos colegas).
  4. Atividades no laboratório: Com o auxílio do canal MÃO NA RODA do IBGE TEEN criamos nosso próprio infográfico, que continha as informações provenientes do imaginário dos (as) estudantes e os dados científicos levantados na atividade anterior.
  5. Construção de mapa do povoamento do país ao longo da história. (Aplicação dos pensamento científico a partir da percepção dos dados levantados).

Os aplicativos utilizados em cada atividade são estes:

É isso ai pessoal, foi um prazer compartilhar essa experiência com vocês.