Pesquisa de dados sobre a atividade agropecuária

03/07/2015

Trabalho em uma escola profissional de Ensino Médio Integrado, onde sou Professor do Curso técnico em Agronegócio. Assim como outras áreas, nesta área é muito importante trabalharmos com as informações mais atualizadas existentes no Brasil, como: dados das lavouras, nº de estabelecimentos, área cultivada, dados por cultura e animais, etc. Com os dados do IBGE podemos mostrar estes dados de uma forma clara, além de incentivar aos alunos onde fazer uma pesquisa com dados oficiais, preparando para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

Segue abaixo uma descrição resumida das atividades que fazemos com os alunos:

Para mostrarmos a importância de uma atividade agropecuária apresentamos informações mais atualizadas sobre diversas cadeias produtivas dentro do Agronegócio, como por exemplo:

- aquisição familiar de hortaliças e sua distribuição por região geográfica;
- aquisição familiar de hortaliças e sua distribuição por classe e renda;
- despesa mensal com alimento e bebida pela família brasileira;
- área com pastagem; número de propriedades rurais;
- número de trabalhadores rurais;
- número de bovinos abatidos no ano;
- número de indústria;
- número de comércios varejistas de carne;
- número de domicílios;
etc

Os alunos muitas vezes ficam impressionados com os números, principalmente quando apresentamos dados do município onde os mesmos residem. Após a primeira impressão começam a dar mais importância a uma determinada atividade na sua região, muitas vezes, criando uma consciência de responsabilidade local para manter uma atividade ou até mesmo reverter uma determinada situação.