Mapa corporal na educação infantil

29/11/2013

Depois que eu descobri as sugestões de atividades do IBGE, antes de realizar alguma atividade eu dou uma olhadinha para ver se posso aproveitar alguma das sugestões. Desta vez eu adaptei à realidade da minha turma a atividade Mapeando o Corpo.

Inicialmente conversamos sobre o nosso corpo, como é formado o nosso corpo, noção de espaço, etc. Logo após pedi que as crianças que ficassem em dupla ou em dois em dois que nós iríamos ao pátio e cada colega iria traçar com giz o contorno do corpo de um dos colegas da dupla. Depois o outro irá fazer o contorno do corpo do seu colega. Após traçar o contorno do colega nós iremos nos dividir em dois grupos, um dos grupos irá contornar o corpo de um colega no papel pardo com pincel e o outro grupo irá contornar o corpo de um outro colega com tampinhas de garrafas. E para finalizar cada criança vai receber uma metade de uma folha de ofício para desenhar o seu corpo.

Após o desenho comecei a analisar junto com eles como estava o desenho, observei que, sem que eu pedisse, eles desenharam os órgãos do sentidos e citaram todos os membros do corpo.

Eu resolvi fazer com que eles ficassem primeiramente em dupla para que todos participassem da atividade e depois em dois grandes grupos e finalmente individual.

As crianças adoraram participar da atividade e eu também senti-me satisfeita com o resultado.