Aspectos geográficos, históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais das regiões brasileiras

04/09/2013

Olá! Meu nome é Márcia e sou professora do Colégio Pedro II do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Nesse segmento, o professor é generalista e atua com as 4 disciplinas - Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais (História e Geografia) e Ciências - o que facilita o trabalho com projetos em todas as séries.

Então, vou relatar uma experiência vivida, há alguns anos, com o 5º ano, onde o uso do material do IBGE - Atlas e site - foi fundamental para o levantamento e análise dos dados sobre a diversidade das regiões brasileiras.

O projeto abordou os aspectos geográficos, históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais de cada região e envolveu também as disciplinas de Literatura e Artes.

Em grupo, os alunos seguiram um roteiro de pesquisa para levantar as informações, depois os dados foram sistematizados em gráficos, tabelas e textos informativos produzidos por eles, com o suporte da informática.

Com os números, abordamos as 4 operações nos problemas matemáticos e a composição do Sistema de Numeração.

Também lemos reportagens, poesias e vimos filmes sobre o assunto.

Cada grupo apresentou o resultado de sua pesquisa para o restante da turma, proporcionando discussões muito interessantes. Ao final do projeto, os grupos dramatizaram um dos aspectos estudados da região pesquisada.

Foi uma experiência incrível e muito rica! Acredito que tenha marcado a vida das crianças.