Palestra sobre o uso do site do IBGE no dia a dia escolar

13/03/2013

Estou na função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico. Nessa função, meus colegas de Oficina Pedagógica e eu tivemos a possibilidade de realizar, em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um grande encontro de professores que reuniu, no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), docentes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (CHT) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) da cidade de Itararé. Inicialmente, foi realizada a apresentação do palestrante do IBGE, Paulo Roberto, e dos objetivos da palestra, cujo enfoque foi dado ao uso do site do Instituto no dia a dia escolar, como estratégia para ampliar a utilização de novas tecnologias na vida dos educandos.

Posteriormente, ele demonstrou a potencialidade do site, que possui um grande rol de estratégias e conteúdos bem amplificados na interdisciplinaridade. Foram abordadas formas de se montar mapas e cartogramas, tabelas, gráficos, ranking, web cart; obter pesquisas completas, informações específicas por cidades, censo, pirâmide etária (que pode ser do Brasil, do Estado, do município ou de setores específicos do município) e explorar parte do site destinada à educação infantil e fundamental do ciclo I. Após essa etapa, os professores foram direcionados para os computadores, assim, promovendo a familiarização com o site.

O objetivo do encontro era mostrar para os docentes a potencialidade do site do IBGE e a conseqüente viabilidade de seu uso freqüente em sala de aula, uma vez que possui um acervo muito grande e recursos tecnológicos bastante variados. Dias depois, recebemos alguns relatos dos professores que estavam presentes no encontro. De um modo geral, as falas apontaram que, com a utilização dos dados e do site do IBGE, as aulas se tornaram mais atrativas e, assim, os estudantes ficaram mais atentos ao desenvolvimento da temática proposta.