Experiência de pesquisa no Atlas Escolar do IBGE e no site voltado a crianças

05/02/2013

O Atlas Geográfico do IBGE, bem como sua plataforma digital de informações, permite aos professores e alunos um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem. Juntamente com a profª Gilvanice Marques de Lima, que atua na mesma instituição, pudemos realizar atividades, em conjunto, no laboratório de informática.

Os alunos tinham como material didático o Atlas Geográfico do IBGE (5ª edição) e solicitamos que os mesmos acessassem o link http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio [hoje substituído por https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19639-nosso-territorio.html] em que poderiam visualizar diversas informações atuais e compará-las com outras de anos diferentes.

Dessa forma, foi possível aos alunos terem dados sobre as regiões brasileiras, bem como, no estudo em questão, visualizar em mapas diferentes o processo de ocupação do espaço em momentos distintos; áreas com maior e menos quantidade de terras indígenas; ou o processo de crescimento e distribuição industrial nas regiões associando ao momento econômico dos seus estados.

Foi uma experiência excelente, diferente de um trabalho tradicional, e que permitiu aos alunos questionar, contextualizar e estabelecer relações entre as informações que eles mesmos já dispunham. Faz parte da nossa prática pedagógica.