Animais com as letras iniciais dos nomes dos alunos

19/11/2012

O mês de outubro é dedicado às crianças. Eu fiz um trabalho sobre os animais, pois toda criança geralmente tem um animal de estimação.

Começamos com os animais de estimação: qual o nome, alimentação, como o corpo era coberto, o som que o animal produz, onde ele vive...

Depois passamos para os animais da nossa região. Cada aluno tinha que dizer a letra inicial do seu nome e o nome de um animal com a mesma letra inicial do seu nome.

Alguns nomes foram fáceis mas chegamos na Kimberlin e ficou um pouco mais difícil. Mas eu havia pesquisado "Koala" que é um animal que não existe na nossa região. Fizemos máscara.

Coloquei todas as letras do Alfabeto e pedi para eles dizerem o nome dos animais de acordo com a letra do alfabeto. Se o animal vive na terra, deveriam escrever com a cor vermelha e, se fosse na água, deveria ser azul. Foi muito divertido! Cada qual queria dizer o maior número possível de nomes de animais.

 

 

Outro dia pesquisei a imagem de um animal para cada letra do alfabeto e levei para brincarmos. Precisava ver o brilho nos olhinhos quando eu dava umas dica sobre o animal e eles conseguiam acertar! Muitos não conheciam alguns animais da nossa região, como: Bugio, Capivara, Ximango...

Estou aguardando o Kit. Tenho 20 alunos, idade de 5 anos, sei que não poderei contemplar todos os alunos com os exemplares, mas adorei relatar essa experiência e vou realizar as outras sugestões de atividades com os meus alunos.