Calculando as distâncias através de mapas

12/06/2018

A partir da proposta do IBGEeduca, propus aos alunos uma atividade prática para aliar a teoria aprendida nas aulas de Geografia ao cotidiano, através da interpretação e análise de mapas para compreender e calcular as distâncias entre pontos distintos.

Em um primeiro momento, os alunos utilizaram o Atlas Geográfico, mapa Brasil – político, para com o uso da régua calcular as distâncias entre as capitais dos estados brasileiros. Essa fase é fundamental para instigar a curiosidade e compreender as distâncias reais entre as capitais brasileiras.

No segundo momento, os estudantes, em dupla, realizaram diversos problemas que envolveram a escala geográfica, sendo necessário converter as distâncias e calcular áreas. O Atlas Geográfico e o Mapa Político do Brasil serviram de apoio durante a realização da atividade.

Por fim, criei desafios em forma de dinâmica de competição, para ver qual dupla conseguiria acertar o maior número de cálculos a partir da escala. Essa competição aguçou o cálculo mental e a habilidade de trabalhar em conjunto, socializar e competir.

A experiência foi valiosa, pois aumentou o interesse e trouxe o assunto para a realidade dos alunos. Pretendo reproduzi-la mais vezes!