Determinando a posição de um município em relação a outro

12/06/2018

Sou professora de Geografia da Escola Estadual Professor Antônio Terézio Mendes Peixoto localizada no município de Jaú-SP. Um dos conteúdos propostos pelo Currículo do Estado de São Paulo e trabalhados em sala de aula é a LOCALIZAÇÃO RELATIVA: A ROSA DOS VENTOS. Ensinar esse conteúdo com a utilização de mapas favorece muito o aprendizado. Por isso, utilizo com muita frequência os mapas fornecidos pelo IBGE em 2010 do projeto Vamos Contar, atualmente IBGEeduca.

O principal objetivo das aulas foi desenvolver a capacidade dos alunos de determinar a posição de um lugar em relação a outro. As aulas foram administradas para alunos dos 6 º anos, sendo utilizados dois mapas: o primeiro com o título Mapa Escolar Do Estado de São Paulo e o segundo intitulado como Mapa Político do Brasil. Uma das atividades desenvolvidas utilizando o primeiro mapa foi a de identificar municípios ao norte e ao sul do município que moramos (Jaú), além de determinar a posição relativa de outros municípios do Estado de São Paulo. O manuseamento correto da bússola também foi ensinado. Com o segundo mapa, os alunos puderam determinar a posição dos Estados vizinhos ao nosso.

As aulas ministradas com recursos visuais são práticas facilitadoras e motivadoras de aprendizagem. Com isso os alunos puderam desenvolver o gosto pela leitura e análise de mapas, que é tão importante nas aulas de Geografia.