Aulas em casa durante a Quarentena- Trabalhando Geografia com recursos tecnológicos

26/05/2020

Estou fazendo o possível para dar continuidade ao trabalho de ensino aos alunos. Aproveitando dos recursos de Internet e EAD tenho utilizado os vários itens e trabalhos divulgados no site do IBGE. Em especial para as turmas de Ensino Médio.

Os alunos que possuem os recursos têm impresso os mapas mudos encontrados no site IBGEeduca para imprimir, além de outros mapas com diversos critérios diferentes oferecidos pelo site. A escola também se disponibilizou para imprimir o material aos alunos que não pudessem imprimir em casa, outros utilizaram programas para realizar as tarefas propostas no PC enviar por e-mail, e alguns deixaram fluir a veia artística, desenhandoos mapas pedidos.

Trabalhamos o conceito de região e focamos nas singularidades e critérios que determinam esta região como tal, averiguando duas das formas de regionalizar o Brasil, em complexos regionais e regiões político administrativas. Para o assunto remeter também aos conceitos estudados em cartografia, além de entender o que é um mapa mudo, os alunos produziam um mapa político, entendendo,também, os vários critérios utilizados para definir o tema de um mapa.

Outro mapa que os alunos produziram, após o entendimento, foi o mapa de anamorfose. Cada aluno buscou um tema e reproduziu um mapa de anamorfose em casa, enviando depois imagens da feitura dos exercícios. Além da utilização do IBGE educa,gravei inúmeros vídeos explicativos que coloquei em um canal do YouTube (Leandro Silvio) e também utilizei um grupo antigo no Facebook,“Geografia em foco: Professor Leandro”, e as aulas ocorrem no aplicativo Google Classroom. Além dos alunos utilizarem o WhatsApp para retirar dúvidas, o que auxiliou na promoção de um debate a respeito do atual momento de globalização, Capitalismo informacional e avanço na tecnologia de informação.

As escolas que têm realizado as atividades que proponho são o Centro Educacional Valverde e a Escola Estadual Abdias Nascimento , ambas situadas em Nova Iguaçu.