Educação Cartográfica no cotidiano escolar: confecção de mapa tridimensional

27/05/2020

Conteúdos: Convenções cartográficas; mapas físicos; e formas de relevo.

Objetivos:

  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos na Cartografia escolar e que levem tais conhecimentos para a sua realidade;
  • construir e interpretar um mapa tridimensional fazendo analogia a uma representação bidimensional;
  • e identificar as principais formas de relevos.

Estratégias:

  • Debates para inferir e julgar opiniões e pontos de vista de interesse sobre a Cartografia escolar;
  • Pesquisa no site do IBGE para consolidar algumas informações.
  • Trabalhos em grupo para construção de um mapa tridimensional;

Apresentação dos mapas tridimensionais abordando as formas de relevo e a interpretação sistemática dos mapas.

Desenvolvimento: A princípio realizou-se pesquisa no site do IBGE para obter algumas informações relevantes sobre as convenções e projeções cartográficas e os mapas, em especial o mapa físico do Maranhão. O mesmo serviu de referência para a confecção de uma maquete.

Resultados alcançados: Produção do mapa tridimensional do estado do Maranhão, destacando a interpretação de mapa físico: título, escala, orientação, legenda e fonte. E compreenderam também as formas de relevos.