Educação Cartográfica no cotidiano escolar: confecção de mapa tridimensional
27/05/2020
Conteúdos: Convenções cartográficas; mapas físicos; e formas de relevo.
Objetivos:
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos na Cartografia escolar e que levem tais conhecimentos para a sua realidade;
- construir e interpretar um mapa tridimensional fazendo analogia a uma representação bidimensional;
- e identificar as principais formas de relevos.
Estratégias:
- Debates para inferir e julgar opiniões e pontos de vista de interesse sobre a Cartografia escolar;
- Pesquisa no site do IBGE para consolidar algumas informações.
- Trabalhos em grupo para construção de um mapa tridimensional;
Apresentação dos mapas tridimensionais abordando as formas de relevo e a interpretação sistemática dos mapas.
Desenvolvimento: A princípio realizou-se pesquisa no site do IBGE para obter algumas informações relevantes sobre as convenções e projeções cartográficas e os mapas, em especial o mapa físico do Maranhão. O mesmo serviu de referência para a confecção de uma maquete.
Resultados alcançados: Produção do mapa tridimensional do estado do Maranhão, destacando a interpretação de mapa físico: título, escala, orientação, legenda e fonte. E compreenderam também as formas de relevos.