Construindo gráficos com blocos de montar

 

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas
(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.                                  

Objetivos:

  • iniciar a compreensão do gráfico como uma forma de representar informações;
  • construir coletivamente um gráfico de colunas para representar informações sobre a turma; e
  • realizar a leitura correta das informações contidas no gráfico de colunas elaborado.

Conteúdos:

  • Leitura e elaboração de gráficos de colunas; e
  • Introdução à ideia de pesquisa

Recursos:

  • Os materiais a serem utilizados são os objetos escolhidos para montar os gráficos. Sugerimos blocos de montar, mas existem outras possibilidades: caixinhas de fósforo; tampinhas de garrafa; quadradinhos de EVA e outros.

1ª etapa:

  • Professor (a), primeiramente defina o tipo de material que usará para fazer os gráficos de colunas com sua turma. Blocos de montar, tampinhas de garrafa, quadradinhos de EVA, enfim, o importante é que exista uma unidade do objeto para representar cada aluno. É importante também que cada coluna do gráfico seja formada por objetos da mesma cor.

  • Em sala de aula, explique aos alunos a relação entre gráficos e representação de informações. Explique que os gráficos são muito utilizados no cotidiano para representar diversos dados de uma maneira simples e concisa. Nesse primeiro momento você pode apresentar alguns gráficos simples, de colunas, para que os alunos possam visualizar melhor esses recursos de disseminação de informações.

  • Proponha uma pergunta simples aos alunos, uma pergunta que só admita duas respostas. Essa pergunta deverá ter como objetivo pesquisar alguma informação sobre a turma. Por exemplo: quantas meninas e quantos meninos tem a turma? Quantos alunos têm e não têm irmãos? Quantos alunos utilizam a Internet nas tarefas de casa e quantos não utilizam? Enfim, perguntas que revelem características interessantes dos alunos, mas que possam ter apenas duas respostas: isso irá facilitar a compreensão de que as informações contidas em um gráfico devem ter um limite de possibilidades. Além disso, nessa fase inicial de trabalho com gráficos é importante que a construção do mesmo seja facilitada.

  • Depois de respondida a pergunta e os resultados anotados é hora de construir o gráfico. É importante que o gráfico tenha um título e que cada coluna também tenha uma referência escrita, ou legenda, que especifique a informação que as mesmas representam. Após montar o gráfico converse com os alunos sobre sua leitura, a informação representada por cada coluna e número de objetos empilhados. É importante que os alunos consigam ler a informação pesquisada através de sua representação gráfica.

Complementando:

Proponha um trabalho em grupo, no qual cada equipe deve elaborar uma pergunta sobre a turma, pesquisar as respostas dos alunos, anotar os resultados e elaborar um gráfico de colunas para representar as informações coletadas. No final, organize uma exposição dos gráficos e convide os alunos a organizar um pequeno relatório de informações sobre a turma através da leitura dos gráficos construídos pelos colegas de turma.