Descobrindo os biomas brasileiros
objetivos
- adquirir informações básicas sobre os biomas brasileiros;
- pesquisar características dos biomas continentais do Brasil;
- elaborar perguntas sobre os dados pesquisados e
- realizar a leitura do mapa de biomas apresentado na aula relacionando os tipos de biomas às regiões e estados brasileiros.
conteúdos
- Biomas continentais do Brasil
- Pesquisa de informações
- Registro de dados
- Leitura de mapa
recursos
- Mapa dos biomas continentais do Brasil, texto informativo sobre biomas e papel ofício.
1ª etapa:
-
Comece a aula explicando o conceito de biomas, o que é, quais são as formas de vida presentes em um bioma, entre outras informações. Ressalte sua importância ambiental. Trabalhe com o texto sobre biomas.
-
Apresente para a turma o mapa de biomas continentais do Brasil. Analise o mapa com os alunos, relacione os tipos de biomas às regiões e estados brasileiros, identifique as áreas de preservação integral e as áreas de uso sustentável, explore o mapa ao máximo.
2ª etapa:
-
Proponha o seguinte desafio para os alunos: organizarem uma gincana sobre os biomas continentais do Brasil. Primeiramente a turma deverá ser dividida em grupos de 10 alunos. Depois cada grupo deverá selecionar informações sobre os biomas e elaborar 8 perguntas sobre o tema. Peça que os alunos registrem as questões e confira se não há perguntas repetidas.
-
Antes da gincana os alunos deverão revisar as informações sobre biomas expostas no texto e no mapa para que se preparem para o jogo.
-
É hora de jogar! Organize as rodadas de perguntas entre os grupos. Vence o grupo que acertar o maior número de perguntas.
-
Você pode premiar a turma inteira com um piquenique (organizado coletivamente) em contato com a natureza. Vocês podem ir para uma praia, parque, lagoa ou outra área. O piquenique pode ser uma continuidade da aula pois os alunos deverão ser estimulados a cuidar do local visitado e não depredar ou sujar.
complementando
Proponha uma pesquisa sobre a fauna e a flora presentes em seu munícpio. Os alunos podem produzir fotos e vídeos e organizar uma exposição do material.