Projeções populacionais

objetivos

  • Analisar e interpretar gráficos sobre características da população brasileira ligadas à projeção da população;
  • cruzar dados entre diferentes gráficos para compreender as perspectivas da projeção da população brasileira para o ano de 2030;
  • refletir sobre seus planos e projeções de vida para o ano de 2030 e
  • registrar suas projeções e apresentar para a turma.

conteúdos

  • Análise e interpretação de gráficos
  • Cruzamento de dados
  • Projeção da população brasileira
  • Taxa de natalidade e mortalidade
  • Taxa de fecundidade
  • Expectativa de vida ao nascer

recursos

1ª etapa:

  • Converse com seus alunos sobre a projeção da população brasileira para o ano de 2030. Explique quais são os pontos a serem considerados, pesquisados e analisados para o cálculo dessa projeção: a evolução dos grupos etários, as taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade, além da expectativa de vida ao nascer. Exponha para os alunos a relação entre esse itens de análise e as perspectivas de crescimento da população. Se tiver interesse em se aprofundar na metodologia para a obtenção dos números da projeção populacional, consulte o link: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/notatecnica.html

  • Na página https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html encontram-se as projeções da população brasileira para o ano de 2030. Proponha para os alunos a análise dos seguintes gráficos: evolução dos grupos etários, taxa de natalidade e mortalidade, expectativa de vida ao nascer e taxa de fecundidade. Peça que os alunos respondam ao seguinte roteiro de perguntas:

    a) Observe, no gráfico sobre evolução dos grupos etários, que a quantidade de pessoas pertencentes ao grupo etário de 10 a 14 anos irá cair em 2030, quais são as informações contidas nos gráficos sobre taxas de natalidade e fecundidade que podem explicar essa queda?

    b) Já a faixa etária dos idosos, pessoas com 65 anos ou mais, terá sua população aumentada em 2030, quais são as informações nos demais gráficos que podem explicar a elevação dessa taxa?

    c) Por que, mesmo com a queda das taxas de natalidade e fecundidade, haverá o aumento da população brasileira?

  • Ao final da análise individual organize a turma em círculo para que possam debater os resultados dos trabalhos e as conclusões as quais chegaram.

2ª etapa:

  • Nesse momento os alunos serão convidados a pensar sobre projeção. Peça que os alunos imaginem o que gostariam de projetar para suas vidas nos próximos 16 anos. Que objetivos, metas e desejos pretendem alcançar até 2030. Explique que a projeção depende não só de vontades e sonhos, mas de atitudes reais que possam conduzir ao objetivo esperado.

  • Organize com os alunos um trabalho individual com textos, recortes, desenhos e imagens, com a projeção de suas vidas em 2030. O que planejam, que objetivos querem alcançar, que aparência acham que terão, como será sua vida familiar, entre outros pontos. O trabalho pode ser feito em forma de mural ou livro com as projeções de cada aluno reunidas, ou no formato virtual (apresentação em Power Point, vídeos, que podem ser condensados em CD-Room ou postadas em blog ou perfis da turma nas redes sociais).