Biomas e uso sustentável dos recursos naturais

objetivos

  • Adquirir informações sobre biomas brasileiros;
  • realizar leitura de mapa sobre biomas continentais do Brasil;
  • realizar pesquisa sobre Unidades de uso sustentável no país;
  • apresentar os resultados da pesquisa sobre Unidades de conservação
    de uso sustentável e
  • participar de debate sobre desenvolvimento sustentável e impactos ambientais com base nos conhecimentos adquiridos.

conteúdos

  • Biomas continentais do Brasil
  • Leitura de mapa
  • Unidades de conservação de uso sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Pesquisa, registro e divulgação de informações

recursos

1ª etapa:

  • Explique para os alunos o conceito de biomas. O que é um bioma, quais são os elementos que o formam e sua importância ambiental.

  • Através do texto sobre biomas brasileiros, estude com a turma as principais características de cada bioma presente em nosso país.

       

2ª etapa:

  • Explore o mapa sobre biomas continentais do Brasil. Analise todo o mapa junto com a turma, relacione os biomas aos estados e regiões, façam a leitura das legendas.

  • Trabalhe com os alunos as legendas de Unidades de conservação. As áreas protegidas, em quais estados e regiões existem mais e menos áreas preservadas. Focalize a atenção da turma para as unidades de conservação de uso sustentável.

  •  Retome com a turma o conceito de desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais.

3ª etapa:

  • Organize um seminário com a turma sobre as unidades de conservação de uso sustentável no Brasil. Divida a turma em 5 grupos, cada grupo ficará responsável por um tipo de unidade de uso sustentável: área de proteção ambiental, área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, reserva extrativista e reserva de desenvolvimento sustentável.

  • Cada grupo deverá pesquisar sobre: a conceituação de sua unidade de uso sustentável e as principais unidades presentes no país. Você, professor (a), pode solicitar outras informações

  • Ao final da elaboração do trabalho os grupos deverão apresentar os resultados usando variados tipos de recursos, murais, cartazes, vídeos e fotografias.

  • As apresentações podem ser concluídas com um debate, mediado pelo professor (a), sobre desenvolvimento sustentável e impactos ambientais.