Copa do Mundo de Futebol: Olhando os Números

Objetivos

  • Incentivar a prática de esportes;
  • Diferenciar quadros de tabelas; e
  • Trabalhar o conjunto dos Números Inteiros.

Conteúdos

  • Construção de Tabelas;
  • Construção de Quadros; e
  • Números Absolutos;
  • Percentuais.

Recursos

1a Etapa: 

  • Professor (a), entregue ao aluno a Tabela 4 que está na página 33 da publicação “Prática de Esporte e Atividade Física”;
  • Destaque para os alunos os elementos de uma tabela: Título da tabela, Título das Colunas e das Linhas e Fonte das Informações; e
  • Discuta com os alunos a importância da prática de esportes para a saúde. Você pode combinar com o(a) professor(a) de Biologia para abordar sobre a importância da prática esportiva para a saúde.

 2a Etapa:

a) Professor (a), 38,8 milhões de pessoas foram entrevistadas para esta pesquisa sobre Prática de Esportes e Atividade Física;

b) Arredonde para cima os valores percentuais de cada Região referentes aos praticantes de futebol. Peça que calculem os valores absolutos correspondentes a cada percentual;

c) Solicite que observem os valores e debata com os alunos o motivo do futebol ser o esporte mais praticado em todas as Regiões do Brasil, destacando:

  • Estrutura física necessária para a prática do futebol;
  • Preferência em relação aos outros esportes;
  • Prevenção contra lesões na prática do esporte.

 3a Etapa:

a) Divida os alunos em cinco grupos e peça que cada um escolha uma Região do Brasil;

b) Peça que recortem ,em jornais ou revistas, imagens com pessoas jogando futebol de diversas maneiras e dos pontos turísticos de cada Região do Brasil;

c) Solicite que construam um texto coletivo sobre os tópicos debatidos. Peça que construam um cartaz, destacando o valor absoluto de pessoas da Região que praticam esporte através do futebol, usando as imagens e o texto desenvolvido;

e) Exiba os cartazes em local de grande movimentação dentro da escola.