Jogo da memória- Bandeiras dos Países da Copa do Mundo 2018

Objetivos

  • Conhecer as bandeiras de diferentes países através de jogo da memória;
  • Realizar pesquisa sobre os diferentes países conhecidos através do jogo; e
  • Relacionar os países aos continentes nos quais se localizam.

Conteúdos

  • Os continentes;
  • Países; e
  • Elaboração de tabela.

Recursos

Primeira etapa:

1- Para realizar a atividade, prepare uma tabela, em forma de cartaz, com os nomes dos continentes e com a quantidade de linhas adequada à quantidade dos países (que disputarão a Copa do Mundo 2018) em cada continente. Também é necessário que os alunos tenham acesso a computadores com Internet.

2- Professor (a), retome com seus alunos a ideia de país e continente. Pergunte se conhecem os países que disputarão a Copa do Mundo 2018, se conhecem suas bandeiras, se sabem em quais continentes se localizam.

3- Apresente para seus alunos as bandeiras dos países que disputarão a Copa do Mundo 2018. Fale sobre os continentes nos quais esses países se localizam. Apresente o mapa-múndi para seus alunos.

Segunda etapa:

1- Agora é hora de jogar! Reúna os alunos em grupos ou duplas e estipule um horário para que brinquem com o jogo da memória. Peça que, durante as partidas, tentem relacionar as bandeiras aos respectivos países.

2- Após o jogo distribua papéis com os nomes dos países entre os grupos. Os países não devem se repetir.

3- Apresente a tabela aos alunos e peça que cada grupo associe os países que receberam com os continentes apresentados na tabela. Preencha a tabela em colaboração com a turma.

Complementando

Você pode propor uma pesquisa mais aprofundada sobre os países. Peça que os grupos de alunos recolham dados gerais, tais como: população total; língua; moeda; extensão territorial; e outras informações.