Meu tempo em casa

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

(EF07MA37) Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Objetivos

Conteúdos

  • Leitura de gráfico;
  • Gráfico de Setores;
  • Elaboração de Pesquisa

Recursos

  • Computador, Internet, TICs, lápis, papel. 

1a Etapa: 

Prezado(a) Professor(a), por muito tempo os televisores e já estão em quase todos os domicílios do Brasil. Na última década, os celulares também têm se tornado cada vez mais presentes, reforçados pela existência da Internet,, nos diversos locais, além do ambiente domiciliar.

  • Professor(a), leia o gráfico abaixo, junto com os alunos, destacando o uso e importância dos aparelhos de TV, dos celulares e da Internet nos ambientes como importantes ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.

 

2a Etapa: 

  • Professor(a), determine que os alunos respondam as seguintes perguntas referentes ao uso do tempo durante a semana:
    • Quanto tempo você passa assistindo TV;
    • Por quanto tempo você utiliza o celular realizando quaisquer tarefas?
    • Quanto tempo você passa brincando com jogos eletrônicos?
    • Quanto tempo você passa utilizando o computador?
      • Professor(a), ajuste a atividade à realidade da sua turma. Caso necessário, fique à vontade para incluir ou retirar perguntas.

3a Etapa: 

  • Professor(a), faça grupos com 2 alunos e determine que criem um gráfico de setores com as informações da Etapa 2. Nesse caso, o gráfico deverá ser elaborado com a média aritmética das informações solicitadas.
  • Coloque os gráfico no mural da sala de aula ou crie um Blog para que todos os alunos tenham acesso.

 

OBSERVAÇÕES: