Dados do IBGE na prática: estudantes do IFPE exploram portal do IBGEeduca na Casa Brasil IBGE SUDENE
26/05/2026
A Casa Brasil IBGE SUDENE, em Recife (PE), promoveu uma oficina sobre as plataformas digitais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 55 estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Paulista. O grupo é composto por alunos dos cursos técnicos em Administração e Médio Integrado em Informática e Administração.

Estudantes do IFPE e a professora Paava Figueira
Coordenada pela professora das disciplinas de Empreendedorismo, Marketing e Introdução à Pesquisa, Paava de Barros de Alencar Carvalho Filgueira, a atividade teve como objetivo conectar a teoria acadêmica ao uso de bases de dados oficiais como ferramenta de ensino.
Durante a programação, os estudantes acessaram o IBGEeduca, portal voltado ao público escolar, e conheceram estatísticas, mapas, resultados de pesquisas, e conteúdos pedagógicos para o ensino de Geografia e temas socioambientais. A professora planeja integrar os recursos do IBGEeduca ao cronograma das disciplinas, estabelecendo o uso contínuo das ferramentas nas atividades em sala de aula.
Para Paava, a iniciativa aproximou os estudantes das ferramentas do IBGE e ampliou o uso de dados oficiais no ambiente escolar. "Participar desta oficina foi uma experiência transformadora, tanto para os alunos quanto para mim. Ver o envolvimento dos estudantes com o conhecimento prático reforça a importância de aproximar a educação das instituições públicas e dos dados oficiais. Vamos integrar esse aprendizado ao projeto desenvolvido em parceria com o IBGE e ampliar essa construção pedagógica com outras áreas, incluindo a Geografia”, afirmou.
Outro momento que mobilizou os estudantes foi a atividade “Nomes no Brasil”, disponível nas plataformas do IBGE. A consulta aos gráficos históricos dos nomes próprios gerou interesse entre os participantes, que buscaram identificar a representação de seus nomes ao longo do tempo no contexto brasileiro.
Eles também acompanharam a evolução histórica dos nomes nos censos demográficos e solicitaram consultas individuais para visualizar os dados relacionados aos próprios nomes. A oficina também apresentou outras plataformas digitais do Instituto, como Cidades@ e Portal de Mapas, além de demonstrações sobre o uso de dados oficiais em pesquisas, gestão, planejamento e formulação de políticas públicas.
Ao final da programação, os estudantes visitaram a Casa Brasil IBGE SUDENE. Conheceram os espaços voltados à disseminação de informações estatísticas, geocientíficas, cartográficas e censitárias do IBGE. E tiveram acesso a totens interativos, mapas, plataformas digitais e materiais institucionais.
Equipado com o VLibras, assistente virtual de acessibilidade utilizado pelo IBGE para tradução de conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o totem chamou a atenção dos estudantes com deficiência auditiva. Eles puderam interagir com os conteúdos digitais utilizando os recursos de acessibilidade.

Estudantes interagindo com o mapa da Casa Brasil IBGE Sudene
O portal do IBGE na internet integra ações voltadas à disseminação de informações públicas e ao fortalecimento do letramento estatístico, cartográfico, ambiental e geocientífico. Já o IBGEeduca também se articula aos pilares da Casa Brasil IBGE — Censos, Pesquisas e Indicadores, Geociências, Biblioteca, Memória, Conhecimento, Digital, Regional e Internacional — ampliando o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto.

Na Casa Brasil IBGE/SUDENE, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco os intérpretes de Libras Wellenice Melo e Jeferson Torres, a professora Paava de Barros de Alencar Carvalho Filgueira e, representando a Casa Brasil IBGE/SUDENE, Márcia Carneiro, Ana Paula de Oliveira e Alexandre Porto Nigomonti.

Alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Prof. Paava Filgueira
Ao aproximar estudantes, professores e jovens dos dados oficiais, o portal contribui para o desenvolvimento da cidadania, da leitura crítica da realidade brasileira e da utilização das informações estatísticas e territoriais no cotidiano escolar e social. A iniciativa busca fortalecer o acesso ao conhecimento sobre o Brasil, estimulando o uso das pesquisas e plataformas do IBGE na educação, na gestão e na formulação de políticas públicas baseadas em evidências.