IBGE Educa

Logo IBGE Educa

O IBGEeduca é o portal do IBGE voltado para a educação: com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

Logo IBGE

 

O IBGEeduca é o portal do IBGE voltado para a educação. Ele é formado por três áreas específicas: para crianças, jovens e professores.
Com formato e linguagem adequados a cada um dos públicos, ele traz informações atualizadas sobre o território e a população do Brasil, produzidas por uma fonte oficial e confiável: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

IBGEeduca: Professores

Nesta área, os educadores encontram sugestões de atividades e recursos para trabalhar com as informações produzidas pelo IBGE em sala de aula. Os professores podem também compartilhar relatos de suas experiências pedagógicas, utilizando nossos materiais, através do Blog do Professor.

Alguns objetivos do site são:

  • compreensão dos dados obtidos pelas pesquisas como instrumento para o exercício da cidadania;
  • acesso às linguagens estatística e cartográfica; e
  • conhecimento de aspectos sociais, econômicos, culturais e territoriais da população brasileira e formação de atitudes de respeito a diferenças socioculturais.

Para propor conteúdos pedagógicos produzidos pelo IBGE para melhor compreensão da Sociedade Brasileira, de suas características e do Território Nacional, nos baseamos nas mais recentes diretrizes educacionais propostas pelo Ministério da Educação.

IBGEeduca: Crianças

O objetivo desse site é que as crianças tenham acesso às informações produzidas pelo IBGE em um formato simples, lúdico e de fácil entendimento. Através de textos, gráficos, vídeos, jogos e brincadeiras, os pequenos podem conhecer dados importantes sobre nossa população e território.
Além disso, temos um espaço de compartilhamento para que as crianças de diferentes lugares do Brasil possam enviar seus desenhos sobre o seu lugar no mundo.

IBGEeduca: Jovens

A área voltada para o público jovem traz informações relevantes e atualizadas sobre nosso país, seu território e população. Além disso o site conta com: materiais de estudo, conteúdo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e matérias especiais sobre atualidades. É uma fonte oficial e confiável para que os jovens possam realizar pesquisas escolares e se manter atualizados sobre nosso País.