Você sabia que existe o Dia Nacional da Abelha? É comemorado todo dia 3 de outubro e seu objetivo é promover a conscientização sobre o papel fundamental das abelhas como inseto polinizador e produtor de mel. E o que o IBGE tem a ver com isso? O instituto investiga a produção do mel no Brasil. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, o Brasil produziu 67.313.986 quilogramas de mel em 2024, o mais alto valor já registrado na série histórica da pesquisa.  A Região Nordeste manteve o primeiro lugar entre as Grandes Regiões, com um aumento de 3,5% no seu resultado, sendo responsável em 2024 por 39,4% do total nacional. O maior produtor nacional, no entanto, é o Paraná. Já os municípios com a maior produção de mel foram (do maior para o menor): Santa Luzia do Paruá (Maranhão), Arapoti (Paraná), Santana do Cariri (Ceará), São Raimundo Nonato (Piauí) e Ortigueira (Paraná).

A PPM investiga, anualmente, informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e as produções de leite, ovos de galinha e de codorna, mel de abelha, lã bruta, casulos do bicho-da-seda, além da aquicultura (piscicultura, carcinicultura e malacocultura), constituindo, assim, a principal fonte de estatísticas desse segmento econômico.

Saiba mais sobre a produção de mel aqui:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/44534-valor-da-producao-da-pecuaria-e-da-aquicultura-chega-a-r-132-8-bilhoes-em-2024-com-recorde-nas-producoes-de-leite-ovos-de-galinha-e-mel