Trabalhando com mapas no Ensino Técnico

17/08/2017

Com o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação e análise de mapas, bem como de calcular escalas e representá-las numérica e graficamente, foram desenvolvidas algumas atividades nas aulas de Geografia com alunos dos primeiros anos dos cursos de Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Vestuário, todos integrados ao Ensino Médio no campus Ibirama do Instituto Federal Catarinense.

Nas referidas atividades foram utilizados mapas políticos do Brasil e de Santa Catarina, os quais foram disponibilizados pelo IBGE Florianópolis, além de mapas temáticos disponíveis no próprio site do IBGE.

Primeiramente realizamos aulas expositivas dialogadas, com o auxílio de mapas impressos, globo terrestre e bússolas. Posteriormente, foram realizados exercícios práticos de orientação, análise de mapas temáticos e o cálculo da transformação de escalas numéricas e gráficas em medidas reais do terreno.

As fotografias abaixo demonstram as atividades realizadas, como a observação dos elementos principais, a devida orientação dos mapas (com manuseio de bússola), exercícios de escala e coordenadas geográficas.

Nesse sentido, é imprescindível mencionar a importância dos dados e materiais disponibilizados pelo IBGE para o sucesso no processo da construção do conhecimento em Geografia, visto que os dados estatísticos e mapas são instrumentos fundamentais para a compreensão e análise do espaço geográfico.