Estudando a região Nordeste através de mapas do IBGE

09/05/2017

Relato da atividade:

Foi realizada com o 7º ano do Ensino Fundamental uma atividade na qual se estudou a região Nordeste do Brasil.

Primeiro passo: Diálogo com os alunos sobre o que conheciam da região Nordeste.

Segundo passo: Foi distribuído aos alunos o mapa físico/político do Brasil e da região Nordeste disponível no site do IBGE: http://portaldemapas.ibge.gov.br. Quando a escola possui atlas geográfico escolar também se usa esse material.

Terceiro passo: Com a representação do Brasil em mãos contextualizou-se as regiões como um todo e direcionou-se o estudo para a região Nordeste.

Quarto passo: Com o mapa da região Nordeste em mãos observou-se os aspectos físicos, a localização, rios, estados e capitais.

Quinto passo: Com o uso do livro didático disponibilizado pelo Estado do Paraná, os alunos acompanharam trechos importantes realizando a sua leitura. Em sintonia foram realizadas análises com o uso da representação da região Nordeste no mapa físico e político. A avaliação ocorreu observando o interesse e a participação dos alunos em sala.

Resultados:

Os dados e representações cartográficas do IBGE são de extrema importância para se conhecer os diferentes lugares do espaço geográfico, além de analisar e entender a realidade em que nos encontramos. Portanto, contribui impreterivelmente no trabalho do professor de mostrar essa realidade aos alunos. A atividade realizada é simples e muito promissora para as aulas de Geografia e o ensino das regiões aos alunos. Os estudantes sempre gostam de aulas com mapas, independente da atividade realizada. Nesse caso, cada aluno com um mapa em mãos, pôde perceber as características da região Nordeste e o bacana é que conseguimos realizar um diálogo com o que conheciam a respeito. Assim, nós professores aprendemos algo junto com os alunos e a aula tornou-se prazerosa para ambos. Os estudantes participaram da aula com empenho e o resultado foi satisfatório.