Utilizando mapas do IBGE e ferramentas digitais para estudar a expansão urbana
29/12/2017
A atividade que vou descrever foi aplicada com alunos do Ensino Médio com o intuito de realizar algumas atividades do currículo e despertar a curiosidade dos alunos.
Primeiramente busquei atrelar os conteúdos de sala com o material do IBGE, tanto os mapas quanto os arquivos digitais. Utilizando a sala de informática mostrei para os alunos ferramentas de georreferenciamento e imagens de satélites. As atividades tinham como objetivo observar a expansão urbana de algumas cidades bem como relacioná-las com os mapas políticos do IBGE.
A realidade da escola pública é que muitos alunos mesmo estando no Ensino Médio desconhecem de alguns elementos necessários para compreensão das dinâmicas do espaço geográfico.
Depois de muita paciência, é um roteiro de questões:
1) Quais elementos podemos observar nas imagens de satélite?
2) Quais elementos não estão presentes em mapas políticos?
3) Por que as ferramentas tecnológicas nos aproximam da realidade?
4) O uso de GPS e Sensoriamento Remoto é importante para analisar grandes extensões?
Todo roteiro foi trabalhado em duplas ou trios pelo número reduzido de computadores. Os alunos gostaram e apresentaram bastante curiosidade em achar a cidade em que moram, bairros, ruas e a própria escola. A leitura de mapas, os elementos dos mapas e o uso das ferramentas de imagens e mapas digitais atraíram os olhares dos alunos.
Recomendo aos colegas, quando abordar as questões de agricultura e pecuária utilizar a linha de tempo do Google Earth.
Após esse trabalho, a aula diferenciada ganhou maior dinâmica nos conteúdos de sala e até futuras sugestões por parte dos alunos em sala.