Trabalhando com Geografia Agrária e Banco de Dados na Educação Técnica
09/05/2017
A informação sobre o Brasil produzida pelo IBGE teve papel fundamental em uma atividade de integração interdisciplinar desenvolvida por mim e o professor de Informática Márcio Torres, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Rio Grande.
Trabalho com a disciplina de Geografia, e o professor Márcio, com informática, num curso técnico. Em sua disciplina, o professor estava desenvolvendo o conteúdo de Banco de Dados. De minha parte, desenvolvia os conteúdos da Geografia Agrária, e posteriormente, Geografia da População.
Numa atividade integrada entre as duas disciplinas, utilizamos os dados do Censo demográfico (população por faixa etária e por situação do município) e das pesquisas "Produção Agrícola Municipal, Produção Pecuária Municipal” e “Produção da Silvicultura”. Integramos todos os dados num banco. O objetivo foi tentar identificar possíveis municípios onde esteja ocorrendo um processo de êxodo rural, envelhecimento da população rural, e observar o impacto dessas tendências sobre a dinâmica produtiva desses municípios. Os alunos organizaram-se em grupos, baixaram os dados do SIDRA - IBGE e integraram todos num modelo de banco de dados.
Os resultados para as disciplinas foram muito positivos. Para a Geografia, os estudantes puderam aplicar, num estudo prático, todos os conhecimentos teóricos, produzindo eles mesmos informações novas e atualizadas, a partir dos dados disponibilizados pelo IBGE. Por parte da disciplina de Informática, lhes permitiu perceber a importância e aplicação prática dessa disciplina e dessa tecnologia, pois as técnicas empregadas lhes permitiram ter uma imagem do Brasil.
Obrigado IBGE, por contribuir ao longo de sua história para o conhecimento da sociedade e do território Brasileiro!