Criando um banco de dados das Grandes Regiões Brasileiras

09/05/2017

Os materiais disponibilizados pelo IBGE foram de grande valia na realização dos estágios para completar minha graduação em Geografia - Licenciatura e também para minhas práticas como professor no ensino superior.

No período que frequentei as escolas diversos materiais e dicas foram incorporados às minhas práticas. Destaco a sugestão para trabalhar regiões do Brasil com caixas, nas quais foram elaborados cartões contendo características históricas, populacionais, culturais e geográficas das regiões. Posteriormente, cada cartão foi posto na caixa correspondente e, desta forma, de maneira ativa e dinâmica, criamos um banco de dados sistematizado sobre as regiões brasileiras, que serviu como material de consulta para as aulas que se seguiram.

Ainda sobre o IBGE como instituição que apoia e fomenta educação, o portal IBGE cidades me ajudou na realização de inúmeras aulas. Já o utilizei em turmas do 6º do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e, mais além, em turmas de Pedagogia no ensino superior. São inúmeros dados e informações sobre os municípios, inclusive históricas, que já trabalhei. Isto para os municípios de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, ambos em Minas Gerais.

Portanto, cabe agradecer o fomento do instituto à educação.