Alfabetização cartográfica no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

20/02/2017

Nos 6º anos, costumo utilizar os mapas disponíveis no site do IBGE para que os alunos identifiquem os elementos do mapa, bem como para trabalharmos com os conceitos de escala grande e pequena a partir de mapas estaduais e planisférios.

Nos 7º anos o panorama brasileiro é discutido após uma revisão de mapas que destacam as questões populacionais e de renda no Brasil, assim como as características físicas e regionais. Os gráficos também são utilizados e a leitura e interpretação deles são enfatizadas nas aulas. O uso dos mapas em sala de aula é essencial para a alfabetização cartográfica dos alunos, para que eles estabeleçam contato com essa nova linguagem representacional, permitindo que ampliem a compreensão geográfica do mundo e adquiram conteúdo procedimental necessário à formação desejada em Geografia no Ensino Fundamental.

Especificando a atividade que realizei com o 6º ano, foram seguidos os seguintes passos:

  1. Observação dos mapas com título removido;
  2. Reprodução pelos alunos no caderno da escala, legenda e fonte do mapa;
  3. A partir da análise das informações dadas pelo mapa, os alunos criaram um título para o mapa;
  4. Por fim, com base no dado da escala, os alunos calcularam a distância real (em Km) entre dois pontos do mapa (por exemplo, a distância entre duas capitais no mapa político brasileiro).

Resultado: os alunos puderam, a partir da atividade, reforçar conceitos como de escala e seu cálculo e ampliaram a habilidade de leitura de mapas diversos. A atividade foi muito produtiva e os alunos realizaram-na com êxito.