Uso do Atlas Escolar na alfabetização cartográfica

31/08/2016

Os alunos chegam ao Ensino Médio com muitas dificuldades para ler e interpretar mapas e até mesmo de se localizar no espaço geográfico, a maioria deles não teve, no Ensino Fundamental, contato direto com mapas.

Nesta atividade a proposta é aproximar os alunos para linguagem dos mapas, a partir de análise básica, utilizando os altas geográficos. Além do trabalho com os atlas, também já elaborei e tentei aplicar uma atividade onde os alunos sob minha orientação acessavam o site do IBGE e buscavam informações a partir de questões propostas em um questionário, mas se a primeira com atlas já é difícil de ser colocada em prática (por falta de altas geográfico) a segunda então, se torna impossível (por falta de computadores), utilizo então o que está mais acessível.

 

   

 

Mesmo assim não é fácil, porque a escola é grande e cada turma tem em média 46 alunos, utilizamos os poucos atlas disponíveis na biblioteca e levo alguns (poucos) do meu acervo pessoal, organizo a turma em duplas, trios, até que todos possam ter acesso aos mapas.

Depois de todo o conteúdo de cartografia ser ministrado (escala, projeções, mapas temáticos etc), reservo uma aula para orientar os alunos sobre a atividade, utilizando alguns mapas como exemplo, mostrando como dever ser feita a leitura e análise.

Na sala de aula, passo para os alunos um roteiro com algumas questões para leitura e interpretação de mapas, eles são orientados a buscar diferentes mapas temáticos do Brasil, da América e do Mundo.

Eles devem então observar e responder algumas questões básicas como: título, tipo de mapa, escala, descrição da legenda e análise (interpretação) do fenômeno apresentado no mapa.

Como apresentam dificuldades, principalmente na interpretação do mapa, geralmente esse trabalho se estende para duas aulas. Mas é muito gratificante observar o interesse deles pela atividade, os questionamentos que surgem ao observar os mapas, e a alegria deles ao perceberem que os mapas têm muito para nos contar, e que eles podem ver muito mais que cores e texturas.

Essa atividade aproxima os alunos da leitura cartográfica, e apresenta bons resultados, que são percebidos ao longo do ano e até das séries seguintes.

Download: Trabalho de Geografia - Análise de Mapas