Origens territoriais e culturais do povo africano

03/07/2015

Objetivo: compreender as verdadeiras origens territoriais e culturais do povo africano.

Conteúdos: neocolonialismo, diversidade étnica.

Tempo estimado: 8 períodos de 50 min.

Material utilizado: computadores com acesso à internet; cartolinas; colas coloridas; Atlas para consulta; e mapa político do continente africano.

Organização da Turma: grupos de 4 alunos.

ETAPAS: 

Os alunos apresentaram trabalhos na Semana da Diversidade da escola. Para tal, desenvolvemos a seguinte atividade: cada grupo pesquisaria sobre uma tribo africana em vez de, como de hábito, fazê-lo sobre os quilombolas e a origem nacional da afro descendência.

Com essa atividade, conheceriam estruturas tribais primitivas africanas, sua espacialização no continente africano e as coincidências (ou não) de suas áreas tribais com os limites territoriais definidos pelos colonizadores no Neocolonialismo (Conferência de Berlim - 1884/1885), bem como aspectos culturais pitorescos, vestimentas, moradias e outros. Assim, poderiam estudar a divisão do território africano pré-colonial e traçar um paralelo com o que ocorreu pós-colonização, compreendendo e opinando sobre as origens dos conflitos territoriais que subsistem no continente até hoje, seja pela união forçada das tribos, seja pela opressão europeia sobre o continente.

Avaliação:

Como os membros dos grupos eram autores de suas pesquisas, textualização, composição de cartazes e compreensão das características dos povos que lhes competiam, fizeram apresentações presenciais aos colegas dos cartazes e das peculiaridades tribais durante a Semana da Diversidade. O trabalho em grupo (realização / pesquisa / correção / apresentação) mereceu pontuação e a atuação individual também.