Economia e Teledramaturgia: uma análise do cenário econômico, geográfico e político brasileiro através de novelas e minisséries

03/07/2015

Visando dar uma dinamicidade maior as aulas de Economia II do curso de Ciências Contábeis, o Prof.º John Max lançou um desafio aos alunos onde caberia a estes decifrar um panorama político, geográfico e econômico brasileiro a partir de novelas e minisséries. A disciplina tem por objetivo trazer à tona o entendimento deste panorama compreendendo o período do final do século XIX até os dias atuais.

"Como falar do ciclo de borracha sem relembrar das minisséries Amazônia e Mad Maria? Como falar do papel dos imigrantes na economia cafeeira sem recordar da novela Terra Nostra? Como comentar sobre os levantes sociais da década de 1920 e os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York no Brasil sem comentar sobre a minissérie Um só coração? Ou mesmo como falar do Plano de Metas e estratégia da construção de Brasília sem ao menos mencionar a minissérie JK?", indaga o professor.

A metodologia adotada foi a seguinte: Em cada turma formaram-se 5 grupos onde cada um deles recebeu figuras referentes a novelas, minisséries, dentre outras imagens e dados que pudessem auxiliar no raciocínio. O desafio era que os grupos se organizassem e discutissem, a partir de auxílio de livros e anotações do caderno, uma ordem cronológica e coerente das figuras recebidas. Algumas imagens acompanhavam pequenos textos e dados que davam pistas de como enquadrar. Após a definição da ordem, cada grupo deveria explicar ao professor a relação entre as figuras das novelas e minisséries com o embasamento teórico acerca da política e economia da época. Depois da exposição de cada grupo ao professor, foi promovido um amplo debate onde cada grupo comentou a relação da teledramaturgia brasileira com a disciplina.

O que os alunos não sabiam é que o debate proporcionaria uma ampla revisão da economia brasileira do final do século XIX até o final da década de 1950, uma vez que cada grupo possuía épocas de análise distintas, mas que em conjunto formaria uma revisão enriquecedora da matéria dada.

Importante frisar que a base bibliográfica da atividade foi o livro "Economia Brasileira Contemporânea", dos autores Gremaud, Vasconcellos e Toneto Júnior. Nele consta dados significativos fornecidos pelo IBGE, que sem estes, os alunos não poderiam compreender, por exemplo, o panorama da produção doméstica, exportação e importação de produtos primários, taxas de crescimento do PIB e por setor (indústria, agricultura e serviços), dentre outros. "Os argumentos dos alunos seriam falhos caso não houvesse respaldo também na discussão a partir de dados", comenta o prof. John Max. Tendo em vista que se faz importante avaliar os impactos derivados das decisões ocorridas no âmbito econômico, cabe mencionar, neste sentido, o papel valioso do IBGE por disponibilizar dados para avaliação.

De acordo com o Prof. John Max, a dinâmica teve uma boa receptividade por parte dos alunos e que alguns deles surpreenderam com o poder de argumentação frente às imagens concedidas, chegando a convencê-lo de uma ordem contrária à estabelecida. A dinâmica comprovou o aprendizado de boa parte dos graduandos frente à disciplina apresentada, estimulando também o senso crítico acerca de obras apresentadas na televisão brasileira.