Blocos Econômicos e empresas multinacionais

03/07/2015

Objetivos:
- Analisar a espacialização dos Blocos Econômicos no mundo.
- Relacionar o papel do Brasil com outros grandes blocos econômicos da atualidade.
- Localizar algumas multinacionais no mundo e destacar uma delas bem presente no Brasil.

Conteúdos:
- Blocos Econômicos da atualidade. Globalização (as multinacionais).

Tempo estimado: Quatro períodos de 50 minutos cada um.

Material utilizado:
- Mapas dos Blocos Econômicos impressos do Atlas Escolar do IBGE - 6º ao 9º ano (versão 2010).
- Mapa-múndi de parede (1,10m x 0,90m).
- Atlas Escolar do IBGE - 6º ao 9º ano (versão 2010).
- Placas de isopor pequenas.
- Cola líquida.
- Palitos com bandeirinhas.
- Acesso à internet via computadores (Sala de Informática da escola).
- Folhas e canetas.

Organização da Turma: No primeiro momento os alunos ficam individualizados. No segundo e terceiro momentos, sentam em grupos de 3 ou 4 componentes.

Metodologia:

Passei para os alunos um pequeno texto em folha fotocopiada sobre os blocos econômicos atuais. Conceitos de 'economia' e de 'bloco econômico' foram abordados no texto, bem como a necessidade desta nova ordem econômica em vista da globalização intensificada nas últimas décadas. Falamos brevemente sobre países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos (retomando conceitos). Após este primeiro momento os alunos se dispuseram em grupos de 3 ou 4 componentes e receberam cada grupo fotocópias coloridas de mapas-múndi com os blocos econômicos atuais (material do Atlas do IBGE). Com os mapas em mãos solicitei aos alunos que analisassem a distribuição espacial dos blocos pelo mundo e notassem os principais blocos onde países integrantes se repetem, ou seja, países que participam de mais de um bloco. Pedi que relatassem os possíveis motivos disso. Após isso, deviam refletir sobre qual ou quais blocos têm maior importância econômica (poder aquisitivo e poder político, consequente) e qual ou quais têm menor poder e influência política e econômica mundial.

Caso do Brasil – de quais blocos ele participa e qual a sua importância em cada um deles (especialmente o caso do Mercosul).

Claro que as minhas intervenções se deram durante toda a discussão e lançamento de dados no caderno. Passei para os alunos uma tabela de países onde relacionam-se principais produtos de importação e exportação do Brasil, para quais países e, ao mesmo tempo, os alunos buscavam estes países e seus blocos nos mapas. Eu os auxiliava com os mesmos mapas mais o planisfério de parede à vista de todos.

Relacionando tal assunto com a globalização (tema já abordado na turma), solicitei algumas empresas multinacionais presentes no Brasil.

Anotamos no quadro branco os nomes lembrados pelos alunos e cada grupo ficou com uma empresa para pesquisar na internet em quais países elas atuam (incluindo o Brasil). Feita tal breve pesquisa, solicitei que cada grupo trouxesse 'bandeirinhas' pequeninas com o nome e/ou símbolo da multinacional de casa. O número das 'bandeirinhas' devia ser igual ao número de países onde tal empresa tem filiais mais a matriz.

Em aula, distribuí um mapa - múndi político (do Atlas do IBGE) bem 'limpo' de informações (aquele só com os nomes dos países) para cada grupo. Eles colaram o mapa na placa de isopor e colaram as 'bandeirinhas' das multinacionais em palitos para cravá-los na placa de isopor (sobre os países com filiais e matriz). O país matriz deveria ter um palitinho mais comprido e as filiais, palitos mais curtos. As multinacionais pesquisadas e expostas foram "Burger King", "McDonalds", "Coca-Cola", "GM", "Petrobrás" e "Bunge". Por último, cada grupo fez breves relatos sobre suas pesquisas, o que aprenderam/entenderam sobre os temas abordados. Então, expuseram sua placa para a turma explicando a distribuição das empresas. Foi bem notado pelos alunos que a maioria esmagadora das multinacionais lembradas por eles tinha o mesmo país como matriz.

Avaliação:
Considerei a participação efetiva em cada etapa do trabalho e a atenção dispensada ao tema. As anotações de cada um dos grupos foram socializadas para a turma toda e as placas de isopor com os mapas-múndi foram explicadas por cada grupo e expostas na sala de aula.