Trabalhando o conceito de cidade e suas características
05/05/2015
Tema: O que é cidade?
Objetivo:
- Reconhecer aspectos do ambiente urbano.
- Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.
- Compreender a estrutura e a organização de uma cidade
Conteúdos:
- Estrutura, característica e ambientes da cidade
Faixa etária: 10 anos
Tempo estimado: Sete aulas
Material utilizado:
- Texto de apoio ao professor e aos alunos
- Imagem do campo e da cidade, mapa de Alagoinhas
- Computador, dicionários, revistas e jornais
Metodologia:
1° Será feita uma sondagem sobre o que os alunos sabem sobre o assunto, e depois será apresentado aos alunos o tema da atividade
2° Neste momento os alunos junto com a professora irão ler um texto chamado “O que é uma cidade” em seguida será pedido aos alunos que procurem no dicionário o significado de “cidade.” Para finalizar os alunos receberão uma pergunta para responderem que servirá de trabalho. (E para você o que é uma cidade? Escreva aqui sua definição.)
3° Nesta aula serão apresentadas pela professora algumas figuras e fotos de cidades, em seguida os alunos também terão a oportunidade de identificar e recortar imagens de cidades, e, para finalizar, os alunos colarão no caderno a cidade que eles recortaram e o seu nome.
4° Nesta aula os alunos visitarão ao laboratório de informática e poderão fazer uma pesquisa para conhecer e ver fotos de outras cidades; é importante que a professora esteja todo tempo os orientado nesta atividade para que eles não fujam do foco. Logo após a visita os alunos escreverão em seu caderno o que se encontra em uma cidade e quais são suas características, em seguida eles discutirão junto com a professora o que eles escreveram.
5° Nesta aula será pedido aos alunos que contem para os colegas que outras cidades eles já tiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja uma cidade grande ou pequena. É importante que eles procurem também mostrar diferenças entre esses espaços e os de sua frequência ou convivência habitual. Será aproveitada a oportunidade para saber mais dos alunos quais diferenças eles percebem entre as cidades e como seria a vida em cada uma delas.
6° Nesta aula os alunos poderão compreender mais a estrutura e a organização da cidade através de um mapa de Alagoinhas. Cada aluno terá uma cópia deste mapa para analisar junto com a professora. Neste mapa os alunos poderão analisar (Zona Urbana, Zona Rural, município, Bairro, Distrito); em seguida eles receberão uma cruzadinha para responder com os conceitos sobre as partes que formam um município.
Observação: Apresentei essa aula escola "EMEI Serafim Sanches" município de Catiguá São Paulo. Há pouco mudei para o Estado da Bahia.
Avaliação:
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, será levado em conta a produção realizada ao longo da sequência didática. Levar em conta a evolução do aluno no que diz respeito à sua capacidade de expressão, escrita, compreensão do tema e da leitura e interpretação das imagens. Considerar também a participação de todos nos trabalhos individuais e coletivos e nas rodas de conversa.