Elaboração de tabelas e gráficos sobre o número de pessoas que vivem nas casas dos alunos

08/12/2014

No nosso cotidiano temos contato com variadas informações e faz-se necessário organizá-las. É na escola que os alunos têm a oportunidade de aprender a observar e analisar esses instrumentos. Sabendo que o IBGE faz diversas e ricas pesquisas através de dados e optamos por trabalhar com o tratamento de informação com os alunos. Escolhemos para desenvolver a atividade: Coleta de dados e elaboração de tabelas.

Nesta atividade, optada por nós professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, da E. MEF. Prefeito Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, no município de Ferraz de Vasconcelos-SP, tínhamos como objetivo que os alunos conversassem sobre seus familiares, visualizassem a característica da turma e organizassem os dados em tabelas e gráficos.

Inicialmente falamos da importância de saber as característica de nossa população. Fizemos então um levantamento de dados na sala de aula sobre o número de pessoas que vivem na casa de cada aluno.

Em seguida, elaboramos a lista da turma com o nome de cada aluno e o número de pessoas que vivem em suas casas. A partir dessa lista, fizemos uma tabulação com os dados fornecidos pelos alunos quanto ao número de pessoas na família estabelecendo a seguintes quantidades: 2 pessoas, 3 pessoas, 4 pessoas, 5 pessoas e mais de 5 pessoas.

Depois de realizada a tabulação, conversamos que esses dados poderiam ser transferidos para um gráfico, o qual poderíamos montá-lo. Levantamos ideias e hipóteses de como este gráfico poderia ser montado e ser de fácil entendimento para outras pessoas.

Em todo decorrer da atividade nos 1º, 2º e 3º anos, despertou o interesse e participação de todos os alunos. Ao trabalharmos com este eixo da Matemática, e os dados do IBGE, podemos relatar nossas experiências positivas, a nossa satisfação em desenvolvê-la junto aos nossos alunos e de como podemos acrescentá-la ainda mais à nossa prática.