Uso de músicas e do Atlas do IBGE no ensino sobre migração

15/05/2014

a) Objetivos: Discutir o processo de migração no Brasil por meio do uso das músicas “Asa Branca” e a “A volta da Asa Branca” de Luiz Gonzaga

b) Série recomendada: 7ª série/8º ano: a escolha dessa série foi feita a partir da análise das Diretrizes Curriculares da Educação Básica Geografia de 2008, que define o tema migração como conteúdo básico da série.

c) Tempo Estimado: 100 minutos

d) Material necessário: Atlas IBGE para a espacialização dos locais citados, TV pen drive, ou um rádio, ou algo que reproduza a música. Duas folhas de papel A4 para cada aluno. Lápis de cor. Lápis preto grafite. Borracha.

e) Organização da classe: individual, para que sejam valorizadas as representações individuais de cada aluno acerca da aprendizagem do conteúdo.

f) Etapas de desenvolvimento da oficina:

Passo 1: O momento ideal para se trabalhar essa atividade é após o professor trabalhar os conceitos de migração, motivos que levam o indivíduo a migrar, processos migratórios brasileiros principalmente no caso da região Nordeste para o Centro-Sul do Brasil.
Passo 2: Distribuição de duas folhas A4 para os alunos, uma em branco e uma com a letra da música para os alunos acompanharem.
Passo 3: Ligar o rádio ou TV Pen Drive e reproduzir a música “Asa Branca” em alto e bom som de modo que todos os alunos da sala ouçam claramente a letra e a melodia da música.
Passo 4: Pedir para cada aluno pegar a folha A4 em branco que foi distribuída e com o lápis preto fazer um traço que divida a folha em duas partes.
Passo 5: Pedir ao aluno que faça um mapa mental de um lado da folha A4 explicitando a partir dos conhecimentos obtidos em sala e da música reproduzida quais eram as características do sertão da região Nordeste do Brasil quando o individuo migrou. O professor deve pedir para o aluno colocar no mapa mental elementos como: as características da paisagem do local, alguns exemplos são: falta de chuva, rios secos, animais magros e plantações escassas devido à seca, entre outros elementos que o professor julgar necessário.
Passo 6: Pedir aos alunos que escrevam os possíveis fatores que fizeram com que o indivíduo citado na música migrasse do sertão nordestino para outra região.
Passo 7: Ligar o rádio ou TV Pen Drive e reproduzir a música “ A Volta da Asa Branca” em alto e bom som de modo que todos os alunos da sala ouçam claramente a letra e a melodia da música.
Passo 8: Pedir ao aluno que faça um mapa mental do outro lado da folha A4 de como acha que está o sertão da região Nordeste do Brasil atualmente, esse mapa mental pode ser reproduzido a partir dos conhecimentos do aluno e da letra da música.
Passo 8: Pedir aos alunos que escrevam os possíveis fatores de atração que fizeram com que o indivíduo citado na música retornasse para o sertão nordestino.
Passo 9: Pedir que cada aluno faça uma breve reflexão sobre diferentes momentos representados, com o intuito de identificar se os alunos compreenderam bem o conteúdo e se souberam relacionar os fatores de atração e repulsão com os diferentes momentos históricos (o momento em que o individuo migrou da região Nordeste para o Centro-Sul do Brasil e o movimento inverso representado na música).

g) Avaliação
Como método de análise o professor deve avaliar a qualidade e coerência dos desenhos feitos pelos alunos, analisar também se todas as etapas propostas foram cumpridas corretamente e qual foi o grau da relação que o aluno fez entre o conteúdo trabalhado anteriormente com as música trabalhadas.