Uso de mapas do IBGE no ensino de temas como recursos minerais e industrialização

15/05/2014

Sou professor da rede pública do Distrito Federal e trabalhei com dois produtos cartográficos disponibilizados pelo IBGE.

1. No sexto ano, ao trabalhar com recursos minerais no Brasil, lancei mão de um mapa síntese que obtive no site do IBGE, por trazer uma legenda pictórica e colorida, o mapa auxiliou os alunos a sistematizarem a disponibilidade de recursos minerais encontrados no território brasileiro. A atividade consistiu em lermos os dados apresentados e depois buscarmos justificativas para a distribuição espacial dos minerais metálicos e não metálicos pelo país, ao final buscamos entender quais as implicações da atividade mineradora para a economia do país e para a população que vive próxima das áreas de extração de minérios.

2. No sétimo ano, ao trabalharmos a divisão regional do Brasil, em seus aspectos administrativos e geoeconômicos, os alunos construíram dois mapas-murais, cada um evidenciando um tipo de regionalização. Os mapas foram completados com imagens, gráficos e textos que apresentavam características de cada regionalização e de cada região. Após esse conteúdo, iniciamos o trabalho com as atividades industriais presentes no Brasil, foi utilizado um mapa disponibilizado pelo IBGE acerca da concentração das indústrias no Brasil. Já que o mapa trazia dados complementares, utilizou-se tais dados para introduzir outros setores da economia, como o extrativismo, à pauta de conteúdos. Durante o trabalho com esses conteúdos - indústria e extrativismo - buscamos correlacionar os dados apresentados àqueles presentes nos mapas-murais e buscamos entender a concentração dessas atividades em determinadas porções do território brasileiro em detrimento de outros. Para que o aprendizado estivesse contextualizado e condizente com a realidade, buscamos fazer um resgate histórico e atentar-nos para os novos padrões de desenvolvimento dos setores da economia no território brasileiro.

Em ambas as atividades foi possível perceber que o uso do mapa foi elemento imprescindível como meio para o aprendizado do aluno.