Projeto colaborativo de mapas táteis para alunos com deficiência visual

15/05/2014

Sou professora readaptada de Geografia e trabalho na sala de leitura da EE Pedro Brandão dos Reis de José Bonifácio- SP. O meu trabalho começou no início do ano letivo de 2013 quando dois alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com deficiência visual total, me procuraram na sala de leitura em busca de algum material para aprenderem sobre países e mapas. Não havia nada e conversando com eles fiz a pergunta que me impulsionou a desenvolver esse projeto: "Vocês acham que todos os países do mundo são do mesmo tamanho? " Eles pensaram e responderam sim, confusos. Naquele momento eu disse: vocês vão aprender sobre países comigo!

Conversei com a coordenadora pedagógica, a diretora, a mãe dos alunos (são irmãos) e todos aprovaram e incentivaram. E comecei a confeccionar meu trabalho com a cara e a coragem, sem experiência alguma, criei mapas táteis utilizando o tecido tule nas áreas continentais para criar uma textura diferente do restante do mapa, diferenciando assim os continentes e oceanos, usei barbante para as linhas imaginárias e contornei todos os países com cola dimensional de alto relevo. Os meninos frequentam a sala de leitura em período diverso e contam com a ajuda dos amigos e alunos voluntários.

Toda a confecção dos materiais de trabalho fazemos em conjunto, eu ditando as palavras e eles escrevendo em braille e colando no mapa . Como não sei braille, um aluno escreve e o outro confere para não colocarmos palavras erradas nos mapas e gráficos. Eu conto com uma grande aliada para desenvolver corretamente meu trabalho: a mãe dos meninos sabe braille e traduz para mim as avaliações de interpretações cartográficas e textos de História e Literatura.

Além da dezena de mapas que confeccionei, fiz uma imensa maquete com inúmeras informações de espaço rural e urbano. Aprenderam coisas importantes como o que é um quarteirão, fiação elétrica, encontro de rios, barragem, represamento, litoral, pontes, curva de nível, trânsito.

Construí um mapa urbano da cidade colocando todas as ruas escritas em braille do percurso da casa dos meninos até a escola e principais pontos da cidade. Nossas aulas são muito agradáveis, sempre com uma boa música. Os alunos voluntários são muito prestativos, me ajudam muito a elaborar os materiais adaptados de trabalho. Hoje, mais de um ano com eles quase diariamente, é perceptível a mudança que sofreram quanto ao conhecimento geográfico, os meninos identificam facilmente nos mapas, os países e capitais, oceanos, cordilheiras, rios, desertos, geleiras, continentes e ilhas, áreas tropicais, temperadas e polares...

A Geografia é transformadora!