Atribuições do IBGE e dos recenseadores e importância dos dados coletados nos Censos

13/12/2013

Sou professora de Geografia, da rede estadual de ensino, e leciono turmas de 6º ao 9º ano, na cidade de Natal/RN.

Nas minhas últimas aulas com as turmas do 7º ano explorei bastante, nesse último bimestre do ano de 2013, dados do IBGE com relação à população, pirâmide etária, população economicamente ativa, os primeiros censos demográficos no Brasil e sua importância nos dias de hoje. Sempre correlacionando com a nossa realidade local, na quantidade de jovens no bairro onde a escola está localizada, das projeções de idosos e jovens na população brasileira, além de esclarecer a todos os alunos sobre como devemos nos portar quando os recenseadores vão aos bairros recolher informações para o censo demográfico.

Várias dúvidas surgiram entre o alunado, quando explicadas as atribuições do órgão como também a função dos recenseadores. Muitos alunos relataram que receberam em suas casas os recenseadores do último Censo de 2010.

Fizemos atividades em sala de aula sobre o assunto aqui descrito, como foi lançada a proposta à direção escolar, para que na nossa próxima mostra cultural, iremos realizar trabalhos a serem expostos com o tema “população brasileira e o IBGE”, no sentido de aprofundar melhor a atuação do órgão no país e para o dia a dia da comunidade escolar. Iremos elaborar cartazes, vídeos educativos, dados dos censos sobre a realidade da nossa cidade e também do bairro em que se localiza a escola, que fica na zona norte da cidade.

Também será dada a importância para o tema do aumento da população idosa, uma vez que tivemos em sala de aula essa discussão, mas é um ponto que merece um destaque significativo, pois na prática os alunos relataram que veem constantemente essa discriminação para com essa faixa etária, fato relatado nas atividades de caderno. O exemplo dado na aula sobre esse tema foi simples e prático e que faz parte da vivência de cada um. A atenção foi imediata. Apenas descrevi que esse aumento de idosos é fácil de perceber no dia a dia, com o aumento gradual de idosos nos ônibus coletivos da cidade, e a consequente insuficiência de assentos reservados para os mesmos. Uma realidade que demonstra que em nosso país essa faixa etária com mais de 60 anos de idade vem crescendo a cada ano.

Como o ano letivo está em seu término, as aulas dadas contendo as informações do IBGE foram exigidas nas avaliações do final do bimestre.

Então, diante do interesse da turma, todos esses dados retirados do site do IBGE e trabalhos feitos em sala de aula, serão aprofundados e sob minha supervisão, iremos montar um trabalho coletivo enfocando as ações do órgão, os resultados do último censo, e como esses resultados fazem parte da vida de todos os alunos e da nossa comunidade escolar.