Pesquisa sobre demografia e IDH de municípios nos sites do IBGE

13/12/2013

Saudações geográficas!

Meu nome é Vanessa e sou professora de Geografia há seis anos no Colégio Villa Romana em Cordeirópolis.

Costumo usar com muita frequência o material disponibilizado pelo IBGE, tanto o atlas quanto o site, que é muito rico em informações sobre o Brasil e, principalmente sobre o nosso município.

Vou relatar duas atividades, aplicadas geralmente com o 7º ano, estas duas gosto muito de aplicar em sala de aula e os alunos costumam se envolver bastante, são elas:

A primeira atividade é sobre o tema Demografia, e assim utilizo o material distribuído pelo IBGE do Censo, com uma série de mapas e cadernos com diversas atividades. Discuto com os alunos os conceitos necessários para o entendimento e resolução das atividades, separo a turma em diversos grupos e distribuo os mapas pela sala. Neste dia a aula fica bastante interativa, não somente comigo mas entre os grupos também.

A segunda atividade, mas também não menos interessante é quando levo os alunos à sala de informática e pesquisamos no site do IBGE dados como IDH dos municípios da nossa região. Com esses dados construímos uma mapa temático. A dinâmica da aula consiste em pesquisar pelo menos trinta e cinco municípios, selecionados pela professora, e depois divididos para a pesquisa da turma. E como temos um tempo para fazer a pesquisa, e alguns alunos são mais rápidos que outros na busca, gera uma empolgação para dizer os dados pesquisados. Após a construção do mapa, discutimos os pontos positivos e negativos referente ao IDH desses locais.